Ambiente de trabalho, qualidade de vida e produtividade

Escritório Google Brasil

Muitas das vezes pequenos detalhes passam despercebidos e em alguns casos nem sabemos que eles existem. Algumas mudanças pequenas no nosso ambiente de trabalho podem fazer uma grande diferença na produtividade dos colaboradores.

Temos exemplos interessantes de empresas inovadoras como Google e o Facebook que permitem uma grande descontração no ambiente de trabalho, além de autonomia para colocar a sua mesa como bem entender. Na imagem abaixo uma foto do escritório do Facebook.

Organização do Escritório Facebook

Existem diversos textos, autores, blogs que poderiam ser citados aqui como fonte de leitura sobre o assunto. Porém, nesse post vou contar a minha experiência.

No começo do ano trabalhei em uma sala onde todas as paredes eram brancas, poucos móveis azuis e iluminação apenas artificial, a janela além de pequena era apenas ilustrativa, abrindo dava de cara com uma parede.

Nesse ambiente, me sentia, ainda sem saber, limitado, achando que o mundo se resumia a sala. Você, em uma sala sem janelas ou iluminação natural, perde a noção de mundo. Acho que fica sem visão e isso começa a refletir no seu trabalho, que fica limitado e sem criatividade.

A posição das mesas também não era favorável. Eu ficava de frente para a parede, como de “castigo no colégio“. As mesas do diretor e do gerente ficavam atrás da minha, de modo que da mesa deles era possível ver o que estava na tela do meu computador. Era uma mesa comprida onde eu dividia com mais um funcionário, que ficava na ponta, em uma das quinas da sala.

Além do fato de sentar de frente para a parede não ser nada amigável, ter os chefes atrás com a possibilidade (mesmo que não olhassem era impossível acreditar que não estavam sempre olhando) de ver todos meus movimentos no computador não era nada confortável. O que impede ainda mais sua liberdade de pensamento.

Quarto Branco Big Brother

No meio do ano troquei de empresa e de sala. Hoje trabalho em uma sala onde uma das paredes é preenchida com uma janela de ponta a ponta onde é possível enxergar uma pedaço da ponte Rio Niterói. As paredes também são brancas, mas a parede paralela à janela é com divisória de vidro, permitindo que eu veja praticamente todo o andar da sala.

Nessa sala a mesa é no centro, como uma mesa de reunião onde, sem divisórias, todos compartilham a mesa, se veem e não há ninguém atrás do meu PC. Diferente do que muitos podem pensar, a comunicação é ótima, não fica falatório ou um “sabendo da vida do outro”. O fluxo de informações é ideal pois todos dentro da sala ficam direta ou indiretamente envolvidos nos assuntos comentados (o que é mais “sigiloso” é falado por Skype, o que era proibido na outra empresa).

Após entrar nesse ambiente percebi uma diferença e comecei a “me estudar” para saber os efeitos que isso causariam. E ao final de 12 meses posso dizer: O ambiente de trabalho FAZ MUITA diferença no seu desempenho dentro e fora do escritório.

Apesar de parecer óbvio, nem sempre é enxergado pelos chefes e donos das empresas esses detalhes no ambiente de trabalho. E se você é dono, não adianta perguntar, seu funcionário dificilmente vai dizer na lata que odeia ter alguém atrás dele enquanto ele trabalha.

O ambiente de trabalho aberto, com iluminação boa, janela que permita ver a vida lá fora, cores e contato humano ajudam muito na produtividade da empresa. Principalmente se for um escritório.
Escritório Google Brasil

Por mais que seu mercado exija uma postura séria da sua empresa, o que prejudica se seus funcionários puderem ter uma foto dos filhos na mesa ou colocar cor no ambiente? Isso sem citar empresas que impedem a troca do papel de parede do computador! Será que seus clientes vão ficar chateados se souberem que na sua empresa as pessoas trabalham de bom humor?!

Aproveite o começo do ano e faça algo novo no ambiente de trabalho. Faça com que o ambiente de trabalho, que é onde você passa maior parte do tempo, seja um lugar confortável, algo que você não seja agredido psicologicamente ao entrar.

Reveja as cores do ambiente, permita que os funcionários sugiram melhorias. E se você for o funcionário mostre esse e outros textos – sutilmente – ao seu chefe e sugira mudanças. Dificilmente seu chefe vai achar ruim um funcionário querer que a empresa cresça, e se ele achar, é hora de procurar um emprego melhor.

Obs.: Apesar do ambiente não ser favorável, as pessoas que trabalhavam na sala “ruim” eram de ótima qualidade. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *