Como ser manipulado e achar que está sendo rebelde?

BBB - cuidado!

Na última semana, dia 15/03 vi no Youtube um vídeo onde mostrava uma entrevista “censurada” pela Globo, onde um “homem de nível cultura superior ao da população” reclamava do programa BBB e dizia que era um absurdo o programa existir. Vi também muitos amigos compartilhando o vídeo e concordando com o entrevistado, que foi interrompido pelo repórter com as perguntas “o que o sr. assiste? Quais livros o sr. lê?” e não foram dadas respostas. A única coisa que o revoltado falou foi “o único programa que presta é o Jornal Nacional“.

Agora vamos refletir, uma pessoa que reclama que o BBB serve para manipular a população, fazer apologia ao sexo ou coisas do tipo e diz que gosta do Jornal Nacional deve ter algum problema.

Exemplo de manipulação da notícia. Enquanto todos falam mal (a massa) o jornal coloca como positiva a foto do pastor Marco Feliciano.

Infelizmente, ou não, vivemos em uma sociedade onde todos os passos da massa são controlados, seja por meio do BBB ou pelo Jornal Nacional. Você não vai ficar mais burro assistindo BBB e nem mais inteligente assistindo JN.

As pessoas pegaram o programa BBB e marcaram como “para pessoas de baixo nível“. Mas será que não assistir torna a pessoa um nível maior/melhor? Ou quem assiste de um nível menor/pior?

A manipulação está em todos os lugares e não só na TV, ou só na Globo. Identificamos isso em jornais, revistas, teatro, música, etc. Ou você vai discordar que as músicas da MPB contra a ditadura não eram uma forma de “manipular” a sociedade, mesmo que para o bem dela?

Recentemente tenho reparado nas manipulações econômicas, que a meu ver estão cada vez mais nítidas aqui no Brasil e fico na dúvida se isso é algo comum ao redor do mundo ou se estamos sendo deliberadamente enganados pelo governo.

Se analisarmos a quantidade de produtos que estão com preços estáveis, porém com suas quantidades reduzidas iremos nos assustar! Seria uma forma do governo junto com as indústrias manipularem os índices de preços, juros e inflação? Dizendo para você “olha, você continua comprando pelo mesmo preço”, mas você nem percebe que está levando uma quantidade bem menor?

Não podemos reduzir a um programa a manipulação de uma sociedade. Até porque, seguindo uma teoria da conspiração, é necessário para a manipulação que a sociedade tenha um inimigo em comum (no caso o BBB) para se preocupar e esquecer os verdadeiros manipuladores.

No vídeo o próprio repórter fala “vivemos em uma democracia, mude de canal“, mas se mudarmos de canal como teremos do que para falar mal, né?

As pessoas são muito pouco racionais e empáticas. Não se colocam no lado da massa, pesam sempre a balança para o lado que favorece a elas, não ao todo e reclamam de manipulação!

Deixo uma pergunta para que você reflita, mesmo sabendo qual seria a sua resposta:
– Se você tivesse cometido um crime e tivesse o poder de mudar a lei para que sua atitude não fosse mais crime, você mudaria a lei?
– E se esse crime fosse cometido por 100 pessoas diariamente, inclusive por você, ainda sim mudaria a lei?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *