Como você ganha dinheiro na empresa onde trabalha?

pense-como-dono

Há muitos anos adotei a prática de pensar como dono, independente da minha posição hierárquica ou do meu salário, entendi que quando se pensa assim você faz a empresa funcionar melhor e isso abre portas que com a empresa funcionando mal nem existiriam.

As pessoas deveriam estar preocupadas em ganhar dinheiro com a empresa e não da empresa.

Tenho repetidamente visto, ouvido e refletido a respeito da relação chefe e empregados, ou como prefiro chamar gestores e colaboradores. Essa relação é algo sempre vista como negativa, chefe não pode ser bom e empregado não pode jogar junto, só joga porque tem medo de perder o emprego.

Volto a falar: gente que mundo horrível é esse que parece ser de 99% dos empregados do Brasil?

Mesmo quando tive chefes ruins seja por postura ou por qualidades técnicas, continuei minha prática de pensar como dono e isso criava em mim uma proteção invisível que o próprio chefe respeitava. Os maus educados aprenderam os limites quando o assunto era comigo e os menos qualificados deixaram eu fazer meu trabalho sem tentar dar pitaco.

As pessoas precisam entender que a empresa é um organismo criado por pessoas. Independentemente da posição hierárquica, por enquanto, são sempre pessoas.

Se você está em um ambiente ruim tem duas opções, tentar mudar ou se mudar. Sempre tentei primeiro mudar o ambiente, muitas vezes consegui e quando não eu simplesmente agradeci e sai para outra.

Aí as pessoas falam: mas o mercado não está fácil. É, não mesmo, mas você não se garante?

Falei há alguns anos para um chefe “Eu quero que você tenha 5 Ferrari, só assim conseguirei ganhar o bastante para comprar uma”. E é assim, o chefe quer ganhar dinheiro assim como você, seja ele sócio ou não da empresa, ele também quer uma Ferrari. Agora, se você não quer perder fim de semana, estudar por anos a fio, fazer cursinhos online para complementar e se dedicar muito além dos demais, não reclame se seu salário der apenas para um fusquinha.

Pense que para uma empresa ser próspera os colaboradores precisam fazer ela prosperar. Para uma empresa ser lucrativa as pessoas que trabalham ali precisam fazer isso acontecer.

Como eu mesmo citei, tive chefes ruins, lógico, mas ainda sim minha postura era de dono, para eu ganhar a empresa precisa estar ganhando.

Ps.: Nunca fui demitido e já cheguei a ganhar duas promoções em menos de um ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *