Comportamentos e vida em sociedade

Na segunda-feira pós-feriado de Páscoa o Rio de Janeiro foi atingido por uma forte chuva que se estendeu até o dia seguinte, causando grandes estragos na cidade, congestionamento em todas as principais vias e, infelizmente, também algumas mortes.

No meio de tanto problema é fácil encontrar pessoas reclamando, dizendo que vão repensar seu voto – já que é ano eleitoral – e acusando governos e governantes pelos problemas.

Você, profissional de marketing, de psicologia, de comportamento humano e sociedade em geral acha que é fácil entender essas pessoas reclamando, porém, no Brasil temos uma sociedade tão louca que ontem, no metrô lotado às 23h tentando voltar para casa, me deparei com uma cena que não é muito rara, pessoas que nunca se viram conversando e rindo da situação.

Por mais que estivesse cheio, com goteiras e sabendo que ao desembarcar ainda iriam enfrentar a chuva, as pessoas se conheciam e começavam conversas e piadas durante a viagem.

Um dos passageiros ao entrar comentou “poderia ter metrô até Duque de Caxias“. Menos de 5 minutos depois de seu reflexo de desânimo, estava conversando com outras pessoas, que já estavam no metrô, sobre a rodada de futebol do domingo.

Por mais que se estude e ache que somos todos iguais, nunca iremos entender o que move de fato nossas ações e emoções em sociedade.

Você se pergunta qual a relação com o marketing? Toda! Imagine essas mesmas pessoas participando de uma rede social e interagindo com sua marca. Você acha que é previsível o comportamento delas? Você acha que sabe qual será a reação após um twitte seu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *