Empresas que fazem doações, são honestas?

Apple X Microsoft

Sempre que acontece alguma grande catástrofe, além de um movimento natural da sociedade, várias empresas se mobilizam para ajudar as pessoas que precisam em um momento de dificuldade.

Já havíamos acompanhado ações para ajudar o Haiti, Tailândia e outros países considerados pobres, porém, com o último desastre natural ocorrido no Japão podemos ver que a ajuda é sempre e não só para os mais necessitados.

Aqui no Brasil também existem empresas que se mobilizam para ajudar quando ocorrem desastres no país.

Como diz o ditado, de boas intensões o inferno está cheio. Pois bem, assim também é com as empresas que fazem “boas ações” nesses momentos, ou pelo menos é como a sociedade pensa.

Vi alguns casos como, por exemplo, o da Microsoft e o da Apple onde um, a Microsoft, faz uma doação a cada RT. Enquanto o outro, a Apple, disponibilizou uma página para o usuário fazer a doação.

Apple X Microsoft

Agora a questão, uma empresa faz doação e a outra diz que o usuário é o responsável por fazer a doação. Quem tem mais dinheiro para fazer a doação, a Microsoft a Apple ou o usuário?

Sobre Microsoft ou Apple eu não sei, mas sem dúvidas, dificilmente o usuário tem mais dinheiro do que alguma delas.

Mesmo sabendo disso, vi mais comentários reclamando da Microsoft do que comentários reclamando da Apple. Isso tem muita relação com o histórico da marca, mas será que a Microsoft foi tão cruel ao efetuar doações? Será que ela queria fazer um marketing de oportunidade com um desastre de tamanha proporção?

O mercado é cruel e a sociedade não tem coração, mas espero que as empresas continuem fazendo doações. Não vejo problemas de uma empresa doar em troca de RT. Tudo bem que pode ficar meio “jabá”, mas será que é tão ruim assim?

Se você não gosta de uma marca e ela faz uma ação dessas, você vai continuar não gostando e ainda a faz doar, porém se eu não gosto, por exemplo, da Apple, eu não vou ao site deles e não vou fazer minha doação (minha e não deles, pois usam o meu dinheiro para fazer a “ajuda” deles).

Quem tem mais razão? Alguém que usa o seu dinheiro para parecer bonzinho ou alguém que pede um RT em troca de doações feitas pela empresa?

One thought on “Empresas que fazem doações, são honestas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *