Eu sei tudo, comento sobre tudo, mas só leio o título

Estamos Sempre Conectados

Cada vez mais estamos lendo apenas títulos e manchetes. Com a desculpa de que temos pouco tempo para muita informação, nos limitamos a cada vez pensar menos.

No filme Cidade de Deus, em uma das cenas, um traficante abre o jornal para procurar uma matéria sobre a Favela em que morava. Um dos traficantes que estava perto comenta:
– Cara, você não sabe ler! O que você está fazendo com o jornal na mão?
E a resposta:
– Eu sei ler, mas só sei ler foto!

No momento em que vi o filme achei graça dessa ideia de só saber ler foto, mas hoje, isso começa a se tornar uma realidade preocupante.

Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia em nossas vidas, graças à conectividade de tudo que usamos hoje em dia, ficamos atolados de informações desnecessárias e irrelevantes, que acabam tomando espaço das informações que realmente importam.

Constantemente vemos no Facebook fotos comentadas ou compartilhadas sem o mínimo de entendimento dos fatos. As pessoas olham a foto, somam a algo que ouviram ou viram em outro lugar e criam suas próprias conclusões em fração de segundos.

O problema é que isso fragiliza a sociedade. Com pessoas cada vez menos comprometidas com a informação e cada vez mais ligadas ao volume de dados, ficamos sem amadurecimento dos assuntos. Tudo precisa ser rápido, tudo vira antigo em 24 horas. Cada post precisa ser inédito e fácil de ser “interpretado”.

Leia livro

Já vi portais grandes transmitindo a noticia com um título que não era completamente ligado a matéria. Um título que dava uma ideia falsa, apesar de não estar mentiroso. E nesse caso, no post do Facebook dessa matéria, muitos comentários relacionando ao título e não a texto completo. Isso é péssimo, pois, se já temos a teoria de que os grandes jornais manipulam, com a população não lendo/entendendo fica ainda mais fácil essa manipulação do entendimento comum.

Temos que voltar a ler, voltar a pensar. Aproveitar que temos tanta informação a nossa disposição e parar 1 minuto para pesquisar um pouco mais o assunto que queremos comentar.

E já que não podemos saber tudo, vamos usar filtros para ter foco. Não adianta querer ler tudo e saber de tudo, você não vai conseguir. Pense no que realmente faz a diferença. Pense.

One thought on “Eu sei tudo, comento sobre tudo, mas só leio o título

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *