Landing page, você sabe como usar?

Tenho observado bastante alguns sites no que diz respeito à navegação e usabilidade. Um fator que ainda vejo muitas falhas são nas landing pages.

A landing page nada mais é do que a página de entrada do usuário ao seu site e em geral, você pode e deve determinar por meio de link externos, banners e links patrocinados qual será.

Porta de entrada do site - Landing page

Algumas pessoas acham que por conter muitas informações, a página inicial é a melhor página de entrada para o site. Mesmo que lá tenha todo o menu e todas as opções que os usuários podem acessar, não é isso que ele quer. Os usuários, em maioria, acessam seu site por meio do Google, que exibe uma página relacionada ao que foi buscado. Principalmente em links patrocinados a landing page deve ser bem trabalhada de acordo com as palavras-chave do seu anúncio. Não faz sentido o usuário pesquisar por “TV 42″” e cair em uma página onde vende-se móveis, computadores e câmeras.

Resumindo: o que me motivou a escrever esse post foi uma ação promocional de um e-commerce. Na página da promoção, onde existia um passo a passo para participar, no passo dois o usuário era levado para uma outra área do site – página inicial de um subdomínio – com a idéia de fazer um cadastro de e-mail. No entanto, por não ser uma página exclusiva para a promoção, existiam muitas informações desvinculadas, que no meu caso, me fizeram perder o foco e não localizei a área de cadastro.

Eu pergunto a você leitor, se o objetivo era o cadastro, por que não deixar o cliente se cadastrar na página da promoção e depois direcioná-lo para a página inicial desejada? E se o objetivo era exibir o site, por que não colocar a promoção dentro do site e não em uma página a parte?

Tentarei buscar mais dados sobre essa promoção para ver o desempenho e quem sabe sugerir algumas melhorias, mas por enquanto acredito que muitos clientes estejam saindo da página da promoção sem fazer o cadastro e consequentemente sem participar da promoção.

Para dar uma luz maior sobre esse assunto coloquei abaixo alguns links sobre landing page:

Wikipedia – Landing_page

Como otimizar uma landing page

Preparando landing pages

One thought on “Landing page, você sabe como usar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *