Lições de marketing B2B em mídias sociais

Recebi via twitter (@ninocarvalho) o link para um post no site Midias Sociais abordando B2B. No texto foi usado o conteúdo do site Mashable sobre marketing B2B em mídias sociais, onde apresentou 13 especialistas falando sobre esse assunto.

Abaixo coloquei duas citações que achei muito interessantes:

Seth Godin, Seth Godin’s Blog

Mídias sociais não se tratam de você, mas sim deles.

Brian Solis, BrianSolis.com

“Muitas pessoas podem não perceber isso, mas o B2B é a principal fonte de lições de mídia social para mim. Se é horizontal, vertical, mainstream, ou long tail, mídia social começa não apenas com escutar, mas com pesquisa e análise. Toda experiência em B2B é reveladora e educativa quando a pesquisa serve como catalisadora para a estratégia, os meios de programação, engajamento e métricas.

Recentemente, fui solicitado a ajudar uma empresa B2B importante a fazer o processo de engajamento no Twitter. Eu trabalhei com a equipe para compilar uma lista de palavras-chave relacionadas à marca, Depois de vasculhar uma janela de 30 dias de conversas vinculados a essas palavras-chave,mercado, concorrentes e parceiros. Depois de vasculhar uma janela de 30 dias de conversas vinculados a essas palavras-chave, eu só pude atribuir um total de 80 conversas para o mês inteiro, incluindo todos os termos. Eu apresentei os resultados para a equipe, juntamente com os temas associados que cada indivíduo defendida. A resposta foi surpreendente. Segundo a empresa, minha pesquisa era tendenciosa. Eles simplesmente não podiam acreditar que apenas 80 conversas relacionadas com a sua indústria transpareceram no Twitter em um mês. Assim, fui presenteado com uma lista expandida de palavras-chave e minha investigação continuou. Após uma investigação mais aprofundada, o número saltou para 117. Desta vez, porém, decidi pesquisar outras redes, obviamente, essas palavras-chave eram demasiadamente importantes para não representarem qualquer diálogo. Fóruns e outras redes de discussão estavam ativas, o que representava dezenas de milhares de perguntas, respostas, e conversas ativas dentro do mesmo prazo.

Lição aprendida. Vá para onde as pessoas estão interagindo agora.”

Separei esses dois trechos devido a relacionarem que, apesar de ser B2B, estamos sempre tratando com pessoas.

Veja o texto completo em Português ou Inglês.

One thought on “Lições de marketing B2B em mídias sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *