Link patrocinado e SEO. Como explicar para seu cliente?

Bombando o site com Link Patrocinado

SEO é a musculção diária e link patrocinado é o anabolizante.

Já ouvi algumas pessoas perguntando o que é melhor entre SEO e link patrocinado. Já ouvi pessoas perguntando qual a diferença e quando usar cada uma dessas ferramentas.

Vou tentar explicar de forma simples o que é cada um, suas diferenças e quando usar. Se você trabalha com SEO ou Link Patrocinado, por favor, deixe seu comentário para aprimorar o post.  Se seu cliente não souber o que você faz ele sempre vai achar que você está cobrando caro.

Posição do SEO e Link Patrocinado

A ideia para explicar cada um é simples. Vamos imaginar uma pessoa que quer ficar forte e comparar ela com um site que quer ficar conhecido.

Se essa pessoa malhar sem tomar nada, irá demorar muito para ser forte, mas conforme ela for ficando forte não irá perder a força ou seu físico a curto prazo, mesmo se parar de malhar. Sendo assim, se você só fizer SEO, irá conseguir ficar forte, mas isso a longo prazo e com esforço diário. Ir para academia todo dia será o seu trabalho de SEO diário. Monitorar concorrência, links, textos, conteúdo do site, etc.

Se essa pessoa começa a malhar, mas precisa ficar forte rápido ela começa a tomar “bomba”. Ganha músculos em menos tempo e seu desempenho melhora com menos esforço. No site, se precisa ser conhecido rápido, você usa SEO e Link Patrocinado. Isso porque fazer SEO facilita/economiza na campanha de Link Patrocinado e torna os efeitos mais duradouros. A diferença é que link patrocinado, diferente de anabolizantes, não vão fazer seu site ter problemas cardíacos ou ficar brocha.

Se essa pessoa quer ser forte só durante um tempo, ela nem malha tanto assim, toma apenas “bomba”, incha um pouco e com o objetivo alcançado pode parar. O site se for para ser conhecido apenas instantaneamente, sem precisar ser mantido, pode fazer apenas Link Patrocinado, pois é uma ação imediata. Depois que o site não precisa ser acessado a campanha pode parar e tudo volta ao normal.

Bombando o site com Link Patrocinado

Em resumo, com SEO você precisa trabalhar diariamente para ir ganhando força dentro dos buscadores. Com link patrocinado – apesar de também precisar de acompanhamento – você paga e aparece na primeira página assim que a campanha entra no ar. SEO, apesar de ser a longo prazo, pode ser “mais barato”, pois como disse, se a otimização for bem feita os resultados continuam aparecendo mesmo depois de parar de fazer. Já no link patrocinado, seu site só aparece enquanto estiver pagando ao Google/ Yahoo.

Lógico que isso é uma analogia e não pode ser levada a ferro e fogo. Mas acredito que seja por ai o caminho para que nossos clientes entendam o que é, as diferenças e quando usar. Nem todos entendem termos técnicos.

E você, trabalha com SEO e/ou link patrocinado? Quando seu cliente pede para explicar, o que você responde?

One thought on “Link patrocinado e SEO. Como explicar para seu cliente?

  1. Acho que essa é uma das questões mais fáceis de se mostrar para o cliente. Até porque o google separa bem o que é um e o que é outro no próprio layout da página (como na figura do texto)!

    Só com essa diferenciação já é possível explicar ao cliente o processo que o posicionamento orgânico exige e o processo que o Link Patrocinado exige, onde e como ele irá aparecer nos resultados.

    Normalmente esperamos que os clientes façam as duas coisas, pois nos links patrocinados muitas sugestões de palavras surgem para trabalharmos melhor no onpage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *