Marketing político no mundo digital

Como ano de 2010 é um ano eleitoral, os olhos das agências e demais envolvidos com marketing ficam voltados para o Marketing Político. Assim como nas demais ramificações do marketing, no Marketing Político podemos ter ações específicas para a área digital e isso também está relacionado com SEO, redes sociais e mobile marketing.

Segundo Wikipedia, Marketing Político é:

“Marketing político é o segmento específico dentro da comunicação mercadológica voltada para o ambiente político que visa estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano e a materialização da mesma em um candidato a um cargo público no período eleitoral através de suas propostas e projetos.”

Nesse post não iremos nos aprofundar muito sobre as possíveis ações de marketing político, mas iremos falar algumas possibilidades que se você não souber como fazer pode ter grandes prejuízos nas urnas.

Nas redes sociais, onde a grande parte dos candidatos já faz parte, podemos perceber tendências, identificar opiniões e entender mais de perto, sem realização de uma pesquisa de campo, o que o eleitor está pensando e qual o motivo da escolha de determinado candidato. Alguns exemplos de redes sociais de grande acesso são: Twitter, Facebook e Orkut.

Em geral, os partidos e candidatos têm sites, porém, assim como o site de uma loja, não adianta ser arrumado e bem apresentado se não é visto. Um site para ser valioso e gerar retorno precisa ser acessado pelo seu público. Isso é o que fazemos quando otimizamos um site. A otimização permite que o visitante encontre entre os primeiros ou em primeiro lugar o seu site, destacando-se no momento que o eleitor procura por um político ou um partido na internet.

Apesar de ainda não estar com grande uso, ações de mobile marketing, se bem feitas e coordenadas, podem gerar um grande retorno. É possível fazer ações mobile de diversas formas, porém a mais comum é a via SMS, onde é enviado um torpedo com um texto publicitário para o meu público-alvo. Esse texto pode remeter a um site ou um assunto desejado.

Entendendo um pouco os conceitos de marketing político e as ações que podem ser feitas, é possível fazer um candidato se destacar no meio digital e levar até as urnas esse ponto positivo. Sem dúvidas hoje a internet cria tendências e gera influência sobre o mundo offline. Com base nisso entendemos que estar fora desse mundo virtual pode ser muito mais prejudicial do que ficar achando que internet é algo complicado e a população não tem acesso.

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