Marketing tem receita de bolo?

Vejo muitas pessoas, que não são profissionais de marketing, se aventurando nesse assunto e, muitas vezes ouço:

– Isso funcionou na empresa X. Vai funcionar aqui também, vamos fazer igual!

Sem dúvidas de que, sendo uma ação já realizada com sucesso, se tem mais chances de acertar. Mas, como gosto de dizer, a melhor primeira resposta a ser dada em marketing é “depende”.

Antes de fazer uma afirmação de “vamos usar aqui o que foi feito lá”, temos que analisar o cenário, o público-alvo, o mercado, etc. Muitas variáveis podem ser diferentes e determinantes para o “resucesso” da ação ou não.

Analise o que o mercado está fazendo e, antes de copiar, pense em criar. Não estou dizendo para ignorar o que está sendo feito, mas sim para aproveitar o que tem sido feito e criar melhorias e adaptações ao cenário em que sua empresa se encontra.

Felizmente no marketing não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo. Vejo diversos “10 maneiras disso”, “7 passos para aquilo”, mas o que realmente funciona é estudar e criar inovações, sejam em ações de marketing, sejam em soluções para o cliente. Se um dia inventarem essa receita mágica, sem dúvidas, a graça do marketing e a química que envolve essa matéria se perderão.

Receita de bolo

Um determinante para o sucesso da empresa, que é o mais perto de um ingrediente de bolo para o marketing, é atender o cliente. Muitas empresas têm se esquecido desse detalhe e vêm sofrendo com a internet. Com o grande acesso a rede, os consumidores mais simples, que antes não sabiam como se defender, hoje colocam mensagens no Twitter, enviam e-mails, criam blogs, sites, etc.

bolo em formato de computador

As empresas não podem focar somente em vender e esquecer o cliente. É preciso administrar o resultado, fazer um pós-venda. A empresa precisa saber se atendeu as expectativas, se conseguiu passar valor para o cliente. Seja no B2C ou no B2B, os clientes não querem apenas produtos, os desejos são de produtos com serviços agregados.

Ao ver o que as outras empresas estão fazendo corretamente, veja também o atendimento que eles estão dando. Sem dúvidas, uma ação bem feita com um atendimento adequado gera boas impressões e ótimos resultados.

Qual foi a última vez que pesquisou a satisfação do seu cliente? Você sabe o que ele pensa quando usa o seu produto? Quais serviços ele acha que são básicos e você não oferece?

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