Não adianta puxar o fio, estamos todos conectados.

Filme Mudança de Hábito

Filme Mudança de Hábito

Apesar de não acharmos, sempre estamos conectados em rede, e quando digo isso não me refiro à internet, mas sim à sociedade. Mesmo não querendo, se você mora em uma cidade e convive com pessoas, sempre está influenciado pelo comportamento alheio.

Para participar de um grupo você precisa estar dentro das regras desse grupo, e se elas mudam, você precisa se adaptar ou mudar de grupo.

Uma coisa engraçada que muitas das vezes não percebemos é a nossa influência no processo de mudança dessas regras. As vezes não percebemos que nós podemos ser o agente de mudança da sociedade.

Vemos em vários perfils do Facebook pessoas postando que a política que temos é um reflexo da nossa sociedade. Posts falando que “se você aceita propina ou corrompe um policial não pode reclamar de político corrupto”. Essas pessoas estão certas, mas será que entendem a responsabildiade delas em mudar a sociedade.

Essa mudança é demorada, hoje em dia é mais rápida devido a velocidade das informações, mas ainda sim, é um processo longo. Vai diretamente em hábitos de uma sociedade, que é formada por hábitos de indivíduos, que não mudam seus hábitos de forma fácil.

Se você faz algo errado pensando “ah, é só um fazendo”, acredite, não é. Sabe aquelas piadas sobre cotidiano onde nos vemos e pensamos “caramba, achei que só eu pensava/fazia isso”, pois então, isso é válido para o bem e o mal.

Se quer que melhore, entenda que você é parte fundamental dessa mudança, e se conseguir se desligar desses hábitos, dê o exemplo em voz alta. Seja o exemplo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *