O Brasil está um lixo. Temos que copiar os EUA?

Charge sobre ética

Não é difícil achar pessoas reclamando do Brasil, e mais do que nunca, com razão. Governo com sérios problemas de honestidade, integridade e excesso de cara de pau, preços subindo absurdamente, dados manipulados para não mostrar em números a realidade vivida pela população, e por aí vai.

Com um cenário desses também não é difícil achar pessoas comparando o Brasil com outros países e afirmando que deveríamos copiar o modelo externo, como dos EUA e países da Europa.

Realmente vemos uma grande diferença entre nosso povo e nossos governantes se compararmos com os países de 1° mundo, mas será que a solução é copiar o sistema que existe lá? Será que o problema até agora não está exatamente em tentar copiar esses sistemas de países “evoluídos” que tem cultura e história completamente diferentes das nossas?

Já ouvi muito e aplico isso pessoalmente: FAÇA O CERTO SOMENTE POR SER CERTO. Talvez o maior problema do Brasil e dos brasileiros seja não seguir facilmente essa simples afirmativa.

Charge sobre ética

Na minha visão, não precisamos copiar EUA, Canadá, França, Alemanha e nem qualquer outro país que você tenha em mente como referência. O que precisamos é evoluir com base em nosso histórico, amadurecer como sociedade brasileira. Lutar pelos nossos sistemas e pelas nossas leis e mais do que tudo, lutar para que as leis sejam seguidas, desde o nosso vizinho até o (atualmente ‘a’) Presidente da República.

Pena de morte, por exemplo, é algo que muito se fala para copiar. “Nos EUA tem pena de morte, por isso o bandido pensa duas vezes antes de fazer besteira“, mas será que a pena de morte resolve mesmo? Nos EUA foram 39 execuções da sentença de pena de morte em 2013. Você realmente acredita que 39 (sim, TRINTA E NOVE) mortes seriam responsáveis por reduzir a criminalidade no Brasil?

Existe uma grande diferença entre ações e reações dos indivíduos dentro de cada sociedade. Logicamente podemos pegar referência de ações que deram certo para adaptar à sociedade brasileira e aumentar as chances de sucesso de uma ação para melhorar o país, mas duvido muito que copiar seja perto de solução.

Parlamentando...

Antes de sair por aí reclamando do país em que você vive, seja por escolha ou falta de opção, tente seguir a regra do jogo. Infelizmente é individualmente que iremos conseguir mudar um todo. Digo infelizmente pois se estivesse na mão de um só alguém (com boa índole) seria bem mais fácil. A mudança está na sua mão, na do seu vizinho, na do seu filho (que você vai moldar em boa parte o que é certo e errado), na do seu colega de trabalho, na do político que você escolher…

Faça o que é certo, simples assim. E mais, não espere ser recompensado, o certo é certo e pronto, independente de dar lucro, de ser igual aos países da Europa, independentemente de você descordar.

E se ao ler o título você achou que eu ia idolatrar os EUA ou algum outro país, errou, sou brasileiro mesmo estando essa zona e é aqui que quero morar e provocar as mudanças que acho necessárias para um país melhor, vamos juntos?

One thought on “O Brasil está um lixo. Temos que copiar os EUA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *