O cão que balança o rabo ou o rabo que balança o cão?

Manipulação da TV

Como muitos sabem, moro no Rio de Janeiro, que nos últimos dias sofreu uma onda de ataques criminosos em repressão a política de segurança implementada pelo Governo Estadual.

Essa onda de crimes já ocorreu em outros estados e também aqui no Rio de Janeiro. Sempre geraram preocupação por parte da população e repercussão na mídia.

Sempre vejo nos noticiários, reportagens falando sobre ação da polícia em favelas do Rio de Janeiro. Não só falando do BOPE – que ultimamente é celebridade de cinema – mas também da polícia civil e da “polícia convencional”. E em geral, principalmente na Globo, a polícia era dita como “assassina”, covarde, agressora e corrupta.

Tropa de Elite 2 - Filme

Porém, de forma “mágica” a Globo esqueceu essa “raiva” que tinha da polícia e se uniu ao Governo Estadual para combater os traficantes nos morros da Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão.

Praticamente da noite para o dia a PMERJ e o BOPE se transformaram em forças salvadoras, elite do combate ao crime. Uma mudança de postura muito radical e que, a meu ver, foi rápida de mais.

Muitas coisas me chamaram atenção, como cartas enviadas para os repórteres e lidas com apoio às forças de segurança. Concordo que esse apoio realmente existiu, era visível o apoio da população, porém, de onde esse apoio veio e como foi tão rápido?

Os mais loucos – viva a teoria da conspiração! – entendem que vivemos em um “sistema” e não em uma “sociedade”. O que me leva a crer que fomos mais uma vez manipulados pelo sistema.

Acreditamos que a polícia, principalmente depois do filme, é a heroína (não poderia perder o trocadilho) do Rio de Janeiro. Quem me conhece sabe que sou defensor dessa ideia de que quem tem medo de polícia é bandido. Defendo as Forças Armadas e já fui integrante do Exército (com muito orgulho). Mas o que me estranha é a abordagem da mídia.

A forma como os veículos que falavam mal começaram a falar bem é que me leva a escrever esse post sobre manipulação. Até onde o sistema, mesmo com a internet e toda comunicação descentralizada por meio de “redes sociais”, manipula a opinião pública e movimenta um estado inteiro a favor ou contra os órgãos de segurança?

A sociedade, que é em número muito maior, movimenta as mídias? Ou seja, a população esta apoiando o BOPE (que viram no filme?!) e a Globo teve que mudar o discurso para não perder audiência? Ou os veículos de massa movimentam a sociedade para onde querem de acordo com seus interesses, que atualmente é um Rio com mais segurança e “bonitinho” preparado para os eventos mundiais que vão ocorrer no Brasil? O que esses veículos estão ganhando e o que isso vai me ajudar ou prejudicar?

O cão que balança o rabo ou o rabo que balança o cão?

Manipulação da TV

A Globo tem interesses políticos muito além do que um simples “incentivo fiscal” para continuar viva. A questão é, acreditamos por que vimos na Televisão ou acreditamos por que sabemos que é assim?

E se não acreditarmos somos loucos, pois está na TV e todo mundo viu. Não há como uma voz nadar contra a corrente. Essas são caladas rapidamente, ou vaporizadas, pegando um gancho do livro 1984, de George Orwell.

Nessa ação das forças de segurança foi fator fundamental o apoio da população e principalmente o apoio dos veículos de comunicação em massa. A Globo divulgar que o número de ligações para o disque denúncia foi recorde, mesmo que não tenha sido, foi o diferencial para que muitas pessoas, que nunca ligariam, ligassem.

Meu medo é, e se com esse poder todo, a Globo manipular de forma e prejudicar a sociedade? Os interesses dela são os meus? E se ela fizer uma reportagem “equivocada” e quebre um sistema que era bom, mas atrapalhava o caminho dela?

Você acha que com a internet, twitter, facebook, orkut, e-mail, MSN, etc a Globo está perdendo forças? Acha que a voz do povo é a voz de Deus? Você votou em quem e votou nesse por que viu falar bem na televisão?

Pense nisso. Pense em até onde você pode acreditar no que viu na TV.

Se acha que estou delirando, assista ao filme “Mera coincidência” (download via torrent) e reflita sobre o assunto. Vai começar a mudar de ideia.

2 thoughts on “O cão que balança o rabo ou o rabo que balança o cão?

  1. Cara, vc esqueceu q a maior parte da população alvo de manipulação assiste aos programas de notícias mais performáticos como vimos no TROPA DE ELITE 2. Eles tem muito mais força q a Globo, e ainda se candidatam a vereadores e deputados, ou seja, eles sim estão ligados com o governo pra manipular o povo dentro do sistema mantido por eles. O meu grande medo sobre a Globo é que eles falam demais… PUTA Q PARIU, só faltou a repórter falar “Olha, a polícia bloqueou as ruas X e Y, e se o bandido escapar pela rua Z? Como fica”? hahaha, pronto… Ou então qd akela mulé do RJTV fala “A polícia se prepara para invadir o Complexo do Alemão…”, pronto de novo… Imbecís… Aqui vai mais uma indignação q eu acho justo virar um post, aquele twitter q fala das blitz… ele não pode ser considerado um “fora da lei” por estar ajudando pessoas a burlar leis como pagamento direção sem beber? Qd um bêbado atropelar vc, ou seu pai ou seu filho, acessa o twitter e agradece a ele!

    Think This

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *