O que fazer no seu currículo?

Currículo do Lula

Perguntei para algumas pessoas sobre como se apresentar em uma empresa e como montar o currículo para concorrer a uma vaga.

Aqui na agência abrimos processo seletivo para um novo redator e para nossa surpresa encontramos diversos “futuros redatores” cometendo gafes feias para uma pessoa que deseja a vaga.

Em uma conversa com uma das sócias da agência – Priscila Cacicedo – perguntei sobre o que deve ou não ter em um currículo, veja abaixo o que ela escreveu:

O que deve ou não ter em um currículo?

Para começar, tem que saber escrever o e-mail de apresentação, é sempre simpático e facilita muito a vida de quem está fazendo a seleção.

Este deve conter:

– Nome da vaga no assunto

– Um parágrafo de apresentação mostrando que você está interessado na vaga, falar um geral sobre o que estudou e em que possui experiência.

– Assinatura com nome completo e telefone de contato (imaginem cada vez que precisar tentar ligar pro candidato ter que abrir o arquivo do currículo).

– Ajuda muito colar o texto no currículo no corpo do email… agiliza a seleção não ter que abrir milhares de anexos.

– Se você é jornalista… a apresentação é fundamental… se é designer, nunca esqueça de enviar o portfólio, mas publique tudo em um blog ou coloque as peças em um PDF… mandar 20 anexos é que não pode.

Sobre o conteúdo do currículo:

– Nome completo, endereço (não esqueça o bairro), idade, telefone e e-mail.

– NÃO é para colocar o número dos documentos e nem assinar no final.

– Logo após o “cabeçalho”, sempre coloque o OBJETIVO – é a área que você atua ou o cargo pretendido. As vezes os recrutantes imprimem diversos currículos e ao misturar já não sabe para que vaga é cada um.

– Coloque todos os cursos realizados, desde que tenham a ver com sua área de atuação. Se você fez aula de defesa pessoal, só interessa se for pra vaga de segurança! Aula de dança, ioga, box… não vão complementar sua experiência profissional… acreditem, as pessoas incluem isso!

– Os trabalhos voluntários são bem vindos.

– Se for colocar foto, usem fotos formais, estilo 3×4, nunca sem camisa ou com roupa decotada. Nada de book da garota glamour ou uma foto de corpo todo.

– Formação – sempre a mais atual primeiro. Sempre informar o ano de conclusão, se estiver cursando coloque “previsão de formatura: mês/ano”.

– Em seguida a experiência – também sempre a mais atual em primeiro lugar.

– Cursos, idiomas, conhecimento de informática… itens básicos, acho que nem preciso comentar. Aliás, não precisa informar que sabe usar o Windows!

Por favor, não enviem currículos para vagas que não se encaixam no seu perfil… com certeza serão deletados. Melhor ligar para empresa, pedir o e-mail do RH e enviar o CV para o banco de dados.

– Se você cita que possui algum tipo de portfólio em site ou blog, por favor, coloque o link! Ou você acha que o recrutador vai buscar no Google? Simplesmente ele não vai ver.

– Revise mil vezes a redação e solicite a revisão dos amigos, qualquer erro de português é um erro fatal.

– Nem pense em mentir sua experiência, o mundo é pequeno e seu CV pode parar nas mãos de um ex-colega de trabalho. Sem contar que se o responsável pela vaga tiver um amigo em alguma das empresas citadas no seu currículo, com certeza ele vai ligar para perguntar sobre você.

Lembrem-se que para cada vaga chegam milhares de currículos, mas para se destacar não precisa inventar demais, basta fazer tudo certinho e não cometer “gafes” nem deixar de enviar as informações básicas.

O que você acha de incluir links para suas redes sociais?

Acho que valorizar ou atrapalhar só depende do candidato, rs.

Mas acho desnecessário colocar no currículo, eu colocaria na assinatura do email, depois do nome e telefone. É sempre interessante conhecer um pouco mais sobre o candidato.

Cuidado com seu perfil nas redes sociais! Se você estiver entre os finalistas, pode ter certeza de que vão procurar por vocês na rede, mesmo que você não divulgue os links! O que você fala e o tipo de foto que divulga dizem muito sobre você.

——–

Para esse post também recebi a colaboração de Sut-Mie. Ela me enviou um arquivo bem interessante sobre estrutura do currículo. Em um material bem objetivo o pdf apresenta a estrutura do currículo e descreve cada parte dele. Download do pdf (300 Kb).

Se você acha que as pessoas sabem o que fazer quando enviar um currículo, veja essa matéria do Jornal da Globo, do dia 03/08/10, sobre informações falsas em currículos.

Currículo do Lula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *