O que podemos aprender jogando video game?

No último final de semana, dia 01/08/10, passei por uma experiência que me fez refletir sobre o papel do trabalho em grupo e também o papel do estagiário – que pode ser somente um novo funcionário – dentro das empresas, principalmente quando se está pensando em estratégias ou ações de planejamento.

Fui a casa de uma amigo e durante a conversa comentou de alguns jogos novos que havia baixado para seu computador. A maioria dos jogos era de ação e online, necessitando de uma equipe bem treinada para conseguir passar das fases. Isso já seria um bom exemplo para usarmos os jogos como base para o “trabalhe em equipe” dentro das empresas.

Jogando Video Game

Na equipe que ele joga, cada integrante tem seu papel e executa de forma minuciosa para vencer os adversários, que na maioria das vezes são outras equipes tão preparada (pode-se dizer viciadas) quanto a dele.

Isso reflete um pouco o mercado que vivemos. Cada equipe deve se preparar e cada integrante deve desenvolver um papel e treinar sua tarefa de forma que faça bem feita, em menos tempo e mais produtividade.

Os jogos de ação são apenas um exemplo que podemos tirar do virtual para aprender no real. A outra reflexão, sobre os estagiários, foi quando esse meu amigo me mostrou um jogo de raciocínio lógico. O jogo não era muito diferente desses que achamos online, onde temos que montar uma determinada estrutura para passar de um lugar para outro.

A questão é que ele estava em um nível que não conseguia passar. Comentou que já havia tentado diversas formas e não havia solução. Joguei algumas fases “bobinhas” para entender o jogo e aceitei o desafio de jogar o nível “impossível”. Ele comentou o que já havia tentado e falou alguns detalhes que já havia aprendido nas tentativas e erros. Com isso, refleti sobre o problema do jogo e observei três possibilidades. Expliquei o que tentaria e de cara ele eliminou uma das opções, pois já havia tentado e não funcionara.

Na minha terceira tentativa comecei a jogar de uma forma que ele não havia tentado, para ele, aquilo não fazia sentido. Porém para surpresa dele – e minha também – em poucas (poucas mesmo) consegui com essa “estratégia” diferenciada achar a solução e passar do nível.
Estratégias diferenciadas

O que isso tem a ver com estagiários? Vamos pensar que no momento que entrei o jogo sem saber como era estava no papel do estagiário. Cabeça fresca, sem os vícios da rotina de jogos que ele já havia criado, consegui observar novas soluções e uma delas foi ideal.

O papel do estagiário, muitas das vezes, pode ser esse durante uma reunião ou um planejamento. Ele ainda não tem vícios, ainda está criando sua linha lógica na empresa. Aproveite em quanto ele não fixa sua estruturas e se torna “cego” como os mais antigos da empresa. Pergunte para alguém que não tem contato diário com a rotina da tarefa o que ela acha que poderia mudar. Acredite, muitas idéias “óbvias” irão aparecer.

Trabalho em equipe

2 thoughts on “O que podemos aprender jogando video game?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *