Devido ao meu histório de problemas com a empresa NET (Saia da Sibéria e entre numa fria) e seus atendentes de telemarketing, recebi por e-mail um texto que achei válido compartilhar pelo blog.
É uma piada, mas be que poderiamos pensar em usar a nosso favor (como consumidor), e mais do que isso, como profissional de marketing, onde nossa missão é eliminar esse tipo de atendimento que não traz nenhum tipo de satisfação para o cliente.
Será que não existe uma forma mais adequada de usar o sistema de atendimento telefônico? E eu me pergunto, será que essas empresas, com modelos robotizados de atendimento, vão saber usar as possibilidades que a internet e as redes sociais oferecem?
Toca o telefone…
– Alô.
– Alô, poderia falar com o responsável pela linha?
– Pois não, pode ser comigo mesmo.
– Quem fala, por favor?
– Edson.
– Sr. Edson, aqui é da NET, estamos ligando para oferecer a promoção NET Fone linha adicional, onde o Sr. tem direito…
– Desculpe interromper, mas quem está falando?
– Aqui é Rosicleide Judite, da NET, e estamos ligando…
– Rosicleide, me desculpe, mas para nossa segurança, gostaria de conferir alguns dados antes de continuar a conversa, pode ser?
– Bem, pode.
– De que telefone você fala? Meu bina não identificou.
– 10331.
– Você trabalha em que área, na NET?
– Telemarketing Pro Ativo.
– Você tem número de matrícula na NET?
– Senhor, desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária.
– Então terei que desligar, pois não posso ter segurança que falo com uma funcionária da NET. São normas de nossa casa.
– Mas posso garantir…
– Além do mais, sempre sou obrigado a fornecer meus dados a uma legião de atendentes sempre que tento falar com vocês.
– Ok… Minha matrícula é 34591212.
– Só um momento enquanto verifico.
(Dois minutos depois)
– Só mais um momento.
(Cinco minutos depois)
– Senhor?
– Só mais um momento, por favor, nossos sistemas estão lentos hoje.
– Mas senhor…
– Pronto, Rosicleide, obrigado por ter aguardado. Qual o assunto?
– Aqui é da NET, estamos ligando para oferecer a promoção, onde o Sr. tem direito a uma linha adicional. O senhor está interessado, Sr. Edson?
– Rosicleide, vou ter que transferir você para a minha esposa, porque é ela que decide sobre alteração e aquisição de planos de telefones.
– Por favor, não desligue, pois essa ligação é muito importante para mim.
Coloco o telefone em frente ao aparelho de som, deixo a música Festa no Apê do Latino
tocando no Repeat (quem disse que um dia essa droga não iria servir para alguma coisa?). Depois de tocar toda a música, minha mulher atende:
– Obrigado por ter aguardado… pode me dizer seu telefone pois meu bina não identificou…
– 10331.
– Com quem estou falando, por favor.
– Rosicleide.
– Rosicleide de quê?
– Rosicleide Judite (já demonstrando certa irritação na voz).
– Qual sua identificação na empresa?
– 34591212 (mais irritada agora!).
– Obrigada pelas suas informações, em que posso ajudá-la?
– Aqui é da NET, estamos ligando para oferecer a promoção, onde a Sra. tem direito a uma linha adicional. A senhora está interessada?
– Vou abrir um chamado e em alguns dias entraremos em contato para dar um parecer,
pode anotar o protocolo por favor…alô, alô!
TUTUTUTUTU…
– Desligou… nossa que moça impaciente!