Para ter a resposta é preciso perguntar

Sempre que mudamos, seja para pior ou melhor, temos que analisar as coisas e refletir para aprender. No meu caso, acredito que minha maior lição aprendida é pergunte!

Pergunte ao cliente

Talvez por trabalhar em uma empresa ligada a pesquisa de mercado acabei lendo mais sobre o assunto e vendo de perto como são feitas as pesquisas e análises de perfil/consumo no Brasil.

Vi alguns erros em pesquisas, mas também vi muitos acertos e com isso entendi a importância do assunto.

Muitas empresas fazem ações de marketing, lançam produtos, mudam seu posicionamento, etc. e tudo isso deve ser embasado com pesquisas. Ou deveria ser…

Como diz o comercial “não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas”. Baseado nisso eu digo, se você não souber o seu cliente com certeza saberá responder.

Não pense que ao perguntar o que você quer no produto x vai receber a resposta com detalhes e informações para mandar diretamente para o desenvolvimento dele. Fundamental para a resposta é saber a pergunta.

Mesmo que seja uma enquete no seu site, muitas informações importantes podem chegar pelos seus clientes. Eles são os conhecedores da necessidade, eles sabem o que, quando e como querem, mesmo que de forma inconsciente.

Ouvi algum tempo atrás a seguinte frase:

– O Vendedor apresentou o produto e criou a necessidade no cliente. Agora ele não vive sem isso.

Infelizmente tenho que dizer que o vendedor não criou a necessidade, ela estava lá, adormecida, apenas não sabia como ser suprida.

Pense sobre seu mercado, sobre seu produto/serviço. Você sabe o que o seu cliente quer? Com tantos meios de contato – principalmente com o boom do uso de redes sociais pelas empresas (twitter, facebook, formspring, etc) – fica ao mesmo tempo fácil de saber e difícil de lidar com tanta informação.

Pergunte o que ele quer, faça pesquisa periodicamente e, se possível, um monitoramento do comportamento do seu cliente.

Faça a pergunta

Já ouvi dizerem que em pesquisas pela internet os usuários mentem, mas eu te pergunto, será que ao vivo ou por telefone alguém fala mais a verdade? Acredito que se a pesquisa for feita de forma correta, principalmente na abordagem, os respondentes serão verdadeiros e sua pesquisa será totalmente válida. Também ouvi que não podemos confiar em pesquisas a nível Brasil, mas será que não é falta de controle de quem faz essa pesquisa? Vi exemplos de pesquisa a nível Brasil com grande controle amostral, cotas e dados demográfico onde os resultados mostravam informações impactantes e reais nas empresas.

Como falei no início do post estou saindo dessa área de pesquisa e me concentrando em novos clientes na Agência Núcleo, mas espero ver pesquisas e fazer as minhas para achar soluções e respostas para os clientes.

Boneco com resposta

5 thoughts on “Para ter a resposta é preciso perguntar

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