Qual a maior equipe que você já coordenou?

MILITARES

Recentemente fiz uma entrevista de emprego e fui perguntado sobre qual a maior equipe que gerenciei. Como estava focado na parte de Gerenciamento de projetos digitais falei sobre a equipe que coordeno hoje, na Núcleo, porém, pensando melhor, lembrei que já tive a frente de equipes bem maiores.

As vezes as oportunidades passam e a gente nem percebe o quanto está aprendendo com elas. Há quase 10 anos fui do Exército Brasileiro, 2º Tenente, comandante de pelotão. Uma responsabilidade grande, principalmente levando em conta fatores como experiência, atribuições, número de pessoas subordinadas e tarefas exercidas.

Aprendi muito nesse período, onde tinham 40 soldados que não sabiam nada de quartel, soldados e cabos que já estavam ha pelo menos 1 ano e sargentos experientes que ajudaram muito a fazer as coisas darem certo. Além dos superiores, que em menor quantidade também estavam sempre presentes.

Aprendi a lidar com pessoas mais velhas, mais experientes e independente do nível hierárquico tinham muito a ensinar. Aprendi também a entender a capacidade de cada um, os limites que podemos exigir de cada pessoa, principalmente quando se tratavam dos soldados, que não sabiam nada e ainda tinham medo do que estava à frente deles.

Trago comigo hoje muitos dos conceitos de liderança que vi e vivenciei, uma liderança diferente da que vemos nas empresas. Não é só hierarquia que faz o exército ter líderes, mas sim a forma de se posicionar e de se comportar.

Haviam chefes, mas esses eram apenas respeitados devido sua posição. Existiam os líderes, que eram seguidos e isso contava muito nos momentos difíceis.

Não é fácil e nem tenho a pretensão de ser líder como alguns poucos que tive o prazer de trabalhar eram, mas acredito que hoje sou muito mais preparado em função dessa etapa da minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.