Qual o objetivo de uma campanha de marketing?

Objetivo

Com o passar do tempo, e com desenvolvimento de projetos pessoais, tenho observado que grande parte dos problemas e dos erros das empresas a respeito de divulgação, desenvolvimento e estratégias está relacionado à falta de foco.

Quando digo foco não estou falando de dar atenção a determinado assunto ou dedicação à campanha, mas sim ao objetivo final, qual o foco da ação. As pessoas estão cada vez mais querendo fazer coisas rápidas, criativas, baratas e com grande impacto, porém não sabem o básico como público-alvo, objetivos e metas.

Está sendo esquecido o porque fazer determinada ação ou porque seguir determinado caminho. Quanto menos profissional ou menos conhecimento sobre marketing tem o responsável, menor é o foco.

As pessoas pedem uma ação de e-mail marketing ou uma campanha no adwords e quando perguntamos qual é o público a resposta é todo mundo… Minha resposta padrão quando dizem que o público é todo mundo é:
– Meu amigo, nem pasta de dente serve pra todo mundo, ou você acha que existe pasta de dente pra dente sensível, pra clareamento, 12h e etc?

Tudo bem que alguém que não tem dente sensível pode comprar a sua pasta de dente, mas esse não é o seu público, você não vai se comunicar com ele. Se por acaso ele comprar ótimo, mas não pode ser seu objetivo vender para todos!

Objetivo

E para ilustrar e explicar o que me motivou a escrever esse post, em um dos trabalhos que fiz, durante uma reunião perguntei “ok. Podemos fazer o job, mas antes me responda: qual o objetivo? O que você quer ganhar com isso?”. Estou esperando a resposta até agora, mas a pessoa arrumou alguém que fizesse sem objetivo e pelo que sei, gastou mais de R$5.000,00 com ações sem resultado.

Se você pensar “deu mole, poderia pegar o job e ganhar sem esforço”, por favor, volte ao Google e pesquise por outro blog. Sua posição correta deveria ser “quem foi o safado que mesmo sem rumo tocou o barco no mar?”.

Estamos falando de empresas, negócios, dinheiro e principalmente pessoas. É necessário tomarmos ciência da responsabilidade de ser “do marketing”. O caminho para o sucesso é complexo e se você quer algo fácil, rápido e de graça, cuidado, dificilmente achará um caminho certo com essas caraterísticas.

2 thoughts on “Qual o objetivo de uma campanha de marketing?

  1. Sim. Boa parte dos posts são reflexões que faço com base em acontecimentos na minha vida pessoal ou profissional. Mas espero com as reflexões ajudar de algum modo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *