Qual o papel do profissional de marketing?

Esse post não é uma afirmação. Venho com o propósito de inquietar você leitor e estimular a reflexão sobre o assunto proposto.

Antes de abrir o diálogo queria fazer uma pergunta:
Se você disser para um matemático “quero um 258” ele vai refletir sobre as fórmulas que podem ser usadas ou vai dizer “calma, não é assim que trabalhamos“.

matemático

O exemplo que eu coloquei acima foi bem extremista para tentar explicar meu post, mas acho que ao final ficará mais palpável.

Muitos amigos – profissionais de marketing – que converso, comentam que existem clientes que já chegam com a solução ou a ideia pronta e querem só um caminho. Ao longo dos meus estudos ouvi muita gente – que não era da área de marketing – dizer “Marketing? Precisa de faculdade para isso? Qualquer um faz uma frase legal”. Acho que essa questão de acharem que “frase legal” qualquer um faz, leva para o cliente a ideia de que ele sabe o que precisa, criando assim a cultura de chegar com a “solução”.

Com isso, vemos diversas vezes clientes que chegam completamente desnorteados em marketing – mais ainda em marketing digital – e dizem “quero um twitter“. O maior problema talvez não seja o cliente pedir um twitter, isso até pode ser um bom indicativo, refletindo que ele sabe que não pode ficar parado. No meu ponto de vista o grande erro está em dizer “ok, vamos ver como fazer“. Acho que o correto seria algo mais para “ok, vamos ver se você precisa de um twitter e como faremos isso“.

Rosa dos Ventos

Tenho visto alguns casos onde simplesmente os profissionais pegam o que o cliente quer e tentam adequar uma estratégia em cima. Diversas análises que deveriam ser feitas sobre público, posicionamento e concorrentes são ignoradas, criando uma ação tendenciosa ao fracasso.

Com isso, eu pergunto a você, qual o papel do profissional de marketing quando um cliente desses aparece pela frente? Ou mesmo quando um cliente que não propões soluções, como deve ser a atitude do profissional?

Com a evolução das tecnologias e a diversidade de termos que muitos não sabem o que significa – apesar de usarem abertamente – o profissional de marketing precisa educar seu cliente e orientar sobre o que esta acontecendo e como deve ser seu posicionamento.

No mercado digital isso é mais necessário ainda. Muitos clientes acham que sabem o que é 2.0 por ler um blog ou estar no Facebook, mas não fazem idéia de o que é estar em uma rede social profissionalmente.

É preciso educar o cliente, nós, que realmente queremos valorizar nossa profissão, temos que ao falar de uma estratégia explicar o conceito por trás, demonstrar que não é apenas uma “frase legal”. Existem estudos para chegar ao resultado proposto. Temos que fazer nosso cliente entender essa evolução digital e acompanhar as mudanças.

Educar o seu cliente

Termino esse post perguntando: Você sabe mais que o seu cliente? Se sim, por que não explicar o que está acontecendo no mundo?

Em um evento que participei ouvi falar:
– Cliente que entende mais, investe mais.

E você, diz para o seu cliente usar o twitter ou fazer um blog por que é “barato” ou por que existe uma estratégia em volta dessa ferramenta?

4 thoughts on “Qual o papel do profissional de marketing?

  1. Betinho, o artigo, está fantástico!
    Eu adoro marketing de guerrilha, e você, manja bastante do assunto!

    Isso ae cara, continue assim! Keep the good job!

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