Quem vai morrer? O jornal impresso ou os leitores?

Eu nunca vou trocar o prazer de ler um jornal em papel por algo eletrônico.

Já ouvi dezenas, talvez centenas de pessoas dizendo isso, em geral, em seus blogs ou colunas de jornais eletrônicas. Acho que essa opinião é muito válida para quem diz que o jornal/revista impresso ou livro impresso nunca irão acabar. Ok, ainda existem pessoas que compram vinil. Mas será que isso não é o “acabar” de um produto.

Sempre que o assunto é impresso ou digital, principalmente em Jornal e Revista, as pessoas ficam em divergência sobre se irão ou não “morrer” esses veículos impressos.

Por algum tempo achei que o jornal/revista não morreria, afinal, muita gente não consegue se acostumar com um PC, muito menos com um Multi-touch tablet 3G com GPS. Porém, tenho lido muita coisa, tanto falando que morre quanto que não morre e cheguei a uma conclusão simples: Hoje existem pessoas que não sabem usar um computador, porém quando elas morrerem existirá pessoas que não saberão usar um jornal.

Capa Revista Veja Morte do Jornal

Você não leu errado. Essas pessoas que não sabem usar um computador vão morrer e o filho ou neto dessas pessoas acharão repugnante “babar o dedo, virar a folha do jornal e babar o dedo novamente cheio de bactérias/chumbo do jornal/sujeiras/etc”.

Você realmente acredita que essas pessoas que dizem “Ah, como é bom folhear um livro” não acham muito mais incrível usar um IPad e ter interatividade com as imagens, um vídeo dentro do livro, sons, etc.?

Para essas pessoas o livro não vai morrer. O que vai morrer são essas pessoas, levando com elas o “gosto” de ler um livro impresso.

Antigamente se guardava livros e revistas para serem usados nas pesquisas escolares das próximas gerações, hoje iremos guardar um pen drive de com todos os livros que lemos e usamos na nossa vida (ou a URL para download dele).

Menino lendo e-book no Ipad

Algumas coisas como maquetes, escrever a mão o trabalho, cortar e colar, etc, acho até válido em certo ponto para as crianças, pois isso exercita a parte motora, coisa que um teclado não permite, porém ler um livro ou um jornal não faz diferença ser for digital. Ou melhor, faz sim, o digital é MUITO mais completo.

E se você acha que comprar o jornal na banca é melhor do que ler online, pense em um dia chuvoso, onde você teve dor de cabeça antes de dormir e não descansou direito. Vai levantar para ir comprar ou vai ler no seu Iphone?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *