Seu cliente sabe marketing? Você deveria saber.

Apesar de diversos textos, blogs, (alguns) livros e comentários sobre como usar as redes sociais na empresa ainda existem muitos “novatos” do mundo digital que não sabem como fazer o seu negócio dar certo nesse mundo social.

Infelizmente ainda vejo muita gente esquecendo que marketing é marketing independente da ferramenta/canal que iremos usar. Não é por usarmos um site, e-mail marketing ou celular que marketing vai deixar de ser marketing. O único problema é que as pessoas confundem marketing com propaganda, e esse último sim teve muitas mudanças do offline para o online.

Vejo muitos clientes chegando com a fórmula pronta para criarmos o remédio, mas eles não fazem ideia de onde estão se metendo.

.Fórmula Mágica Marketing

Antes o cliente pedia um comercial, definia o horário de veiculação e done! Está feito. Hoje não existe horário de veiculação, a não ser que você considere 24horas por dia, 7 dias por semana como o horário de veiculação do seu site.

Os conceitos de marketing devem ser lembrados quando pensamos em uma ação de MARKETING digital. Os princípios são e serão usados (se não sempre) por muitos anos ainda.

Um grande desafio é que muitos clientes não fazem ideia desses conceitos e mesmo assim chegam com a “receita pronta”.

A meu ver um dos grandes culpados são os profissionais que ficam espalhando a fórmula mágica dos “10 passos para isso”, “9 maneiras daquilo”. Felizmente no marketing não existe fórmula mágica e não existem 10 passos imutáveis para o sucesso das empresas.

As redes sociais estão por esse caminho. Dos blogs, livros e textos que comentei no começo do post a grande maioria é composta dos “10 passos para fazer certo nas redes sociais”. Alguns desses passos sem dúvidas são corretos, não digo que isso está errado, mas deveria ter em todos os “10 passos” um asterisco dizendo “aplique com moderação”.

Por exemplo, não adianta seguis os “10 passos mágicos do twitter” se os seus clientes não estão no twitter. E ai começam os problemas para os leigos e as barreiras para os profissionais. Não é fácil explicar para um cliente que ele não tem conteúdo relevante e não vai conseguir fazer conteúdo relevante sem gastar dinheiro – outro mito da internet que temos que quebrar. É difícil o cliente não querer estar na moda, mesmo que se ele estiver na moda torne a empresa dele ridícula.

Antes de aceitar as fórmulas mágicas dos clientes ou antes de seguir os “10 passos milagrosos” que você leu por ai, reflita sobre o marketing da empresa, sobre quem são e o que querem os seus clientes. Isso será muito mais importante do que decorar os mandamentos que existem espalhados pelos blogs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *