Você sabe a única forma de motivar alguém a fazer algo?

The-Golden-Circle

The-Golden-Circle

Vendo um vídeo de um TED sobre o Golden Circle, para quem ainda não conhece, veja o vídeo abaixo, entendi de forma clara de onde vem a automotivação.

Ficou muito claro quando vi o vídeo, a automotivação vem do “Por que faço isso?”. Em um livro que li sobre liderança estava escrito “você só consegue fazer alguém realizar algo pra você se essa pessoa quiser fazer isso“. Simples assim. A pessoa precisa querer fazer determinada tarefa para fazê-la. Lógico que existe a coação, determinar faça e alguém faz, mas isso está longe de liderança e nem tão pouco é sustentável.

Para que alguém faça algo que você deseja, explique a ela o porquê, faça ela entender e querer fazer aquilo. Acredito ser a melhor e, segundo os livros, é a única forma de realmente convencer alguém a fazer algo.

Agora, trazendo para o âmbito individual, pergunte-se o porquê você faz o que você faz, seja na empresa ou na sua vida pessoa. E, conforme o vídeo que coloquei acima para ilustrar, dinheiro não é a resposta, o lucro é o fim e não a razão. Assumir que o lucro é a razão e não consequência das suas atividades não é correto, ou pelo menos, não é o suficiente para a automotivação.

O vídeo aborda a respeito de empresas, mas podemos levar isso para nossa vida pessoal. Pense o que te faz levantar da cama e se você for responsável por uma equipe, pense em como passar isso para elas. Lembre-se de que alguém só vai fazer algo se ela quiser fazer.

E para não deixar dúvidas, o que me faz levantar da cama? Gerenciar de modo que se possa fazer melhor hoje algo que fizemos bem ontem. Parece filosófico, mas é o que sinto, o que vem me motivando há alguns anos. :)

E como bom patriota, uma pequena homenagem:

santos-dummont-criador-do-aviao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *