Você tem provas de que teremos resultado?

Uma das grandes barreiras que ainda temos no marketing é a questão da “comprovação” dos resultados antes dos resultados.

Principalmente no mercado online ainda é difícil de mensurar um resultado antes que a ação seja feita. Em muitas reuniões temos a grande pergunta “qual será o meu retorno?“. Fica difícil de responder, principalmente quando o cliente quer os dados em números absolutos.

Se nos aprofundarmos no mercado de mídias sociais – ou redes sociais – a coisa fica ainda mais séria, principalmente pelo fato de que muitas vezes você nem pode garantir o sucesso da ação, quanto mais qual será o alcance dela.

Vemos inúmeros cases de sucesso onde foram realizados investimentos baixos com grandes resultados, porém também existem os grandes investimentos em ações sem sucesso.

Você tem provas?

Uma solicitação clássica, que nós do marketing precisamos mudar, é:
– Faz um viral?
Isso é uma das grandes gafes que um executivo/marketing off-line pode cometer. Não fazemos viral, ele é um efeito consequente de ações.

Quando fazemos ações online temos sempre que lembrar que falamos de pessoas, com pessoas e entre pessoas. Isso faz uma grande diferença na mensuração de um resultado. Uma pessoa com grande influência pode fazer toda a diferença no resultado da sua campanha, inclusive no esforço necessário para alcançar o resultado esperado.

E para facilitar o entendimento, resultado esperado não é previsão de resultado. Você pode fazer uma idéia de quantos quer atingir, mas não assegurar que serão X usuários alcançados.

E você, como faz com suas apresentações? Diz qual será o resultado “sem ter provas”?

Co-criação @pricacicedo.

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